sábado, 29 de janeiro de 2011


Quando eu tinha 2 anos, tive catapora...aquelas bolinhas vermelhas que fica no corpo todo e ainda coça um pouquinho (rs). Ninguém liga pra isso, diz minha mãe que não sabia que catapora era tão perigoso assim, e pode até deixar seqüelas, foi ai que estourou uma no meu ouvido.. ops nos dois ouvido.Então comecei a brincar sozinha, ficar nos cantos com minhas bonecas, nem com minhas irmãs eu brincava direito, e quando eu ia pedir água pra minha mãe eu puxava sua calça e mostrava a água. Então ela começou a abaixar e mandava ler sua boca e repetir com ela tudo o que eu mostrava pra ela.Foi assim que aprendi a falar. Minha mãe me levou em vários médicos (fonoaudiólogos), Londrina, Cascavel, Maringá. Chequei a fazer cirurgia até, e todos os médicos falavam que eu não tinha nada porque eu escutava e falava bem e que era coisa da cabeça de minha mãe, e assim foi passando.E quando eu fiz 17 anos minha mãe resolveu me trazer em uma doutora aqui mesmo em Campo Mourão, começamos a contar pra ela em todos os médicos que já tínhamos ido, ate que ela começou a chorar, eu fiquei parada, olhando pra aquela doutora e pensando “o porque ela estava chorando”. Então ela perguntou pra minha mãe: 
Dr: - Mãe você é pedagoga?
Ela: - Não! Eu sou mãe. (seus olhos brilhavam).
 E foi neste dia que coloquei o aparelho de audição. Confesso que quando eu coloquei aquele pequeno aparelho olhei pra fora e estava chovendo, olhei nos olhos de minha mãe e para aquela doutora que estava ali parada e disse. 
Eu: - Mãe escuta a chuva lá fora e os passarinhos. 
(nessa hora meus olhos se encheram de lágrimas).
O que parece normal pra vocês, pra mim ainda é como a primeira vez. 

Obrigada Mãe Amiga!!!

8 comentários:

  1. Tô emocionada jovem!! Que lindooo!

    ResponderExcluir
  2. Chorei! Sua história é uma superação.

    Beijo Débora

    ResponderExcluir
  3. Lindo, Dayse. Escutar o barulho da chuva pela primeira vez aos 17 anos deve ter sido emocionante. Um barulhinho de chuva pode ser surpreendente.
    Lindo!

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Isso tudo é lindo....mas ainda assim é uma história Real...
    Escutar o barulho das coisas, neste dia eu estava varendo a casa, e a Dayse escutou a vassoura passar no chão....pra mim e pra muitos uma coisa normal que escutamos todos os dias...e as vezes ainda brincamos com o ditado: "melhor ouvir que ser surdo", que todos nos possamos aprender que melhor que ouvir é dar a cada coisa e a cada som um brilho em nossas vidas um VIVA a Deus - pq passamos por coisas menores q isso e achamos q Deus nós abandonou...
    Deus ensinou a mamãe e a Dayse a se entenderem e nos ajudou a cuidar dela, mas existem pessoas neste mundo q infelizmente não tem a capacidade de aprender a escutar a ele mesmo, que dirá os outros estes sim é um SURDO na sociedade.

    'A Vontade de Deus nunca irá levá-lo aonde a Graça de Deus não possa protegê-lo'.

    ResponderExcluir
  6. linda sua história Dayse.. que Deus continue a iluminar vc sua mãe e toda família!!!

    ResponderExcluir